Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Valeriana tajuvensis Sobral VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 06-08-2012

Criterio: D2

Avaliador: Eduardo Pinheiro Fernandez

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Valeriana tajuvensis é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente nas encostas da Serra Geral, nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foi registrada em Florestas Ombrófilas e Formações Campestres, na borda da mata, em clareiras ou em áreas mais abertas e bem drenadas recortadas por rochas, normalmente entre 500 e 700 m de altitude. Suas subpopulações foram descritas como abundantes em algumas localidades (Serra Tajuva, RS), e escassa em outras (Serra do Faxinal, RS), situação que pode ser condicionada pelas características dos locais onde ocorrem, que têm diferentes níveis de perturbação. Com distribuição muito restrita (AOO=16 km²), essas subpopulações estão sujeitas à mesma situação de ameaça e não se encontram protegidas por unidades de conservação (SNUC). A perda de hábitat nos municípios de ocorrência foi sempre superior a 50%, chegando a somente 18% de remanescentes em Morrinhos do Sul (RS). Por esses motivos, V. tajuvensis foi considerada "Vulnerável" (VU).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Valeriana tajuvensis Sobral;

Família: Caprifoliaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente em Novon 9(1): 114-116, f. 1-2 114 1999.Segundo APG III (2009), o gênero Valeriana pertence a família Caprifoliaceae. As folhas desta espécie a assemelham com V. polystachya Sm. e com V. kurtziana, esta ultima ocorrendo apenas na Argentina, diferenciando-se pelo habito arborescente, lenhosa, nunca rizomatosa, com ramificação simpodial e folhas concentradas no ápice dos ramos (Sobral, 1999).

Distribuição

A espécie ocorre entre 500 e 700 m de altitude no maciço Serra Geral (Sobral, 1999), nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Sobral, 2012).Em Tajuva, Rio Grande do Sul, ocorre esporadicamente nas bordas de Floresta Submontana ou em grandes densidades em áreas mais abertas, isoladas e bem drenadas em campos rochosos (Sobral, 1999). Na Serra do Faxinal, Rio Grande do Sul, apenas dois indivíduos foram observados (Sobral, 1999).

Ecologia

Espécie arbustiva de 1 a 3 m de altura, heliófita e subxerófila, ginodióica, com floração e frutificação ocorrendo simultaneamente nos meses de julho, agosto e dezembro, ocorre em Mata Atlântica, esporadicamente nas bordas de Floresta Submontana ou em grandes densidades em áreas mais abertas, isoladas e bem drenadas dos campos rochosos (Sobral, 1999).

Ameaças

1.1.4 Livestock
Severidade high
Detalhes Os Campos de Altitude no Sul do Brasil, área de ocorrência da espécie, sofrem principalmente com a criação de gado que resulta em um pastejo excessivoe por consequência na diminuição da cobertura do solo e riscos de erosão. Outrofator é a introdução de espécies forrageiras exóticas para formação daspastagens, registros apontam que em 1996 uma área com cerca de 7 ha na regiãosul do Brasil eram de pastagens cultivadas (Overbeck et al., 2009).

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN), segundo a Lista vermelha da flora do Rio Grande do Sul (COSEMA-RS, 2002).

Referências

- SOBRAL, M. Caprifoliaceae in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 23 Jul 2012.

- OVERBECK, G.E.; MULLER, S.C.; FIDELIS, A.; PFADENHAUER, J.; PILLAR, V.P.; BLANCO, C.C.; BOLDRINI, I.PILLAR, V.P.; MULLER, S.C.; CASTILHOS, Z.M.S.; JACQUES, A.V.A. (EDS). Os Campos Sulinos: um bioma negligenciado. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2009. 26-41 p.

- SOBRAL, M. Valeriana tajuvensis (Valerianaceae), a New Species from Southern Brazil. Novon, v. 09, n. 01, p. 114-117, 1999.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

- THE ANGIOSPERM PHYLOGENY GROUP. An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG III. Botanical Journal of the Linnean Society, v. 161, p. 105-121, 2009.

Como citar

CNCFlora. Valeriana tajuvensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Valeriana tajuvensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 06/08/2012 - 17:39:45